sexta-feira, 31 de julho de 2020

REI DO BAIÃO (Vídeo)

Assim começou a história de LUIZ GONZAGA! 




FONTE:  WHATSAPP 

Carta de Sesmaria (Cruzeta-RN)


                         Sítio Remedio  - Cruzeta/RN 
Fonte: UFPE


Sesmaria (de sesma, derivada do latim sexĭma, ou seja, "sexta parte") foi um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola. ... A principal função do sistema de sesmarias é estimular a produção e isso era patente no seu estatuto jurídico.     Fonte: Wikipédia

Fonte: UFPE


CARTA DE SESMARIA do Sítio Remédio, onde hoje situa-se a Cidade de Cruzeta-RN.

A propriedade pertenceu ao Coronel Antonio Paes de Bulhões esposo de Ana de Araújo Pereira I,  esta filha do Coronel Thomaz de Araújo Pereira e Maria da Conceição Mendonça (Britto).  

O Capitão Bartolomeu da Costa Pereira, requerente e herdeiro, foi o primeiro Capitão Mor de Areia-PB.  

Nesta fazenda viveu o português Rodrigo de Medeiros Rocha com seu filho, o Capitão Mor de Villa do Príncipe o Sr. Manuel de Medeiros Rocha casado com Ana de Araújo Pereira II, também filha de Antônio Paes de Bulhões.  Eram irmãos do casal  nossos Tetravós Antonia Vieira da Costa e Francisco Freire de Medeiros. 



O Sr. Francisco Freire de Medeiros deixou grande prole no RN,  onde foi fazendeiro  e político, sendo o proprietário da famosa fazenda - RIACHO DE FORA - município de São João do Sabugi-RN; nesta propriedade que media “três léguas de comprido por uma de largo”,  foram encontradas as primeiras rochas pesadas conhecidas popularmente como XILITA.    
AHM. 





 











quinta-feira, 30 de julho de 2020

MINHOCAS POR PEIXES



      Vídeo: WhatsApp 


Por Wilson Roberto de M. Pereira.



Uma transação _*livre e voluntária*_ entre duas pessoas consiste no oferecimento mútuo de bens e serviços. Segue-se que _ *todas as trocas voluntárias são vantajosas para os dois lados da transação* _ (exceto se houver fraude na negociação).  No belo desenho animado mostrado acima, o cãozinho percebe que se oferecer minhocas à garça, vai receber em troca os peixes que o seu dono (o pescador) tanto quer, e a garça vai poder alimentar seus filhotes com as minhocas. Uma troca vantajosa para os dois. Negar esse fato básico da Economia é incorrer na *Falácia da Soma Zero*.

Foto: WhatsApp

Tubarão na Costa do RN


GRANDE TUBARÃO FOI CAPTURADO NA COSTA DE PONTA DO MEL.  




Na manhã deste dia 29/07/2020, o pescador artesanal conhecido por Alagoano, proprietário do bote Bonitinho,  capturou um grande tubarão pertinho da Costa de Ponta do Mel,  município de Areia Branca/RN.  O Tubarão mediu aproximadamente três metros de comprimento.  As imagens impressionam. (Gilvan Leite)

     Vídeo 

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Opinião sobre “BOÊMIO”

O poema UM BOÊMIO NO CÉU veio na contracapa do Livro de Partituras de autoria de Catulo e transcrito para violão solo e guitarra em 1961 por Nelson Piló.  Assim como as opiniões dos dois renomados escritores.   Em anexo a rara cópia da CAPA DO LIVRO.     
 


“Só há uma glória verdadeiramente digna deste nome, é a de ser bom; mas esta, não conhece a soberba e nem a fatuidade”.       
(Coelho Neto) 


“Tudo que sobe por favor e adulação, deixa sempre rastro de humilhação “.    
(Ruy Barbosa)  

AHM. 

UM BOÊMIO NO CÉU

Imagem: Shutterstock.                  VM
             


São Pedro - Mas como é que viveste lá na terra,/ vivendo, assim, com Deus e o seu amor?

 Boêmio - Já vós, Senhor, de certo, adivinhastes:/ pois fui Poeta, fui músico e cantor.

São Pedro (maravilhado) - Poeta? Tu foste Poeta?/ Falas sério?!!/ Qual é o teu nome?

Boêmio - Eu vos direi no ouvido.

São Pedro (sorrindo) - Eu, de há muito, já tinha pressentido!/ Tu és o grande Poeta regional!/ Já pertences à nossa Academia!/ Foste eleito por Deus! És imortal! / Em que país do mundo tu nasceste/ com teu estro bravío e senhoril?

Boêmio - Num Paraíso esplêndido: - Brasil!

São Pedro - Qual foi o teu Estado, o teu torrão?

Boêmio - O Estado do Talento: - o Maranhão!/ E o Maranhão, Senhor, tem muitas coisas,/ que o céu não tem e nem talvez terá.

São Pedro - Aponte-me uma só e bastará!

Boêmio - "Minha terra tem palmeiras,/ onde canta o sabiá".

São Pedro (sorrindo) - Aqui no céu, há pássaros divinos/ que o Brasil não ouviu nem ouvirá! 

Boêmio - "As aves que aqui gorjeiam,/ não gorjeiam como lá".

São Pedro (pensando) - Vou fazê-lo ficar surpreendido! (alto) Cantor, Bardo, Poeta e Prometeu,/ se quiseres o céu, o céu é teu!!!/ 
Tua entrada no céu é prematura!/ Talvez até Jesus me repreenda,/ e censure por ti minha ternura. / 
Terás o céu  por prêmio, por homenagem,/ pois no céu só há glória, que perdura,/ só há prazer, só há serenidade,/ sem lágrimas, sem mágoas, sem tormentos,/ sem pesares, sem dor, sem amargura.

Boêmio -  Reconheço, Senhor, vossa bondade!/ 
E agradeço o vosso acolhimento,/ mas, se no céu só há felicidade,/ eu volto para a Terra, com Saudade,/ pois não posso viver sem Sofrimento./ 
Sem fel, sem dor, sem lágrimas secretas,/ não existem boêmios nem poetas./ É no jardim da Dor que Deus assiste!/
A Dor, por ser de Deus, não terá fim!/ E Deus plantou as lágrimas, tão triste,/ que as lágrimas de Dor, que nós choramos,/ são as flores de Deus, do seu Jardim.

Autor: Catulo da Paixão Cearense 

terça-feira, 28 de julho de 2020

NOTA DE FALECIMENTO



MORRE RENATO BARROS.  Faleceu na manhã desta terça-feira,  28/07/2020, o músico,  cantor e compositor Renato Barros,  no Rio de Janeiro,  onde estava internado desde o dia 17, convalescendo de uma grave cirurgia cardíaca. 
Fonte: ZAP 

“- Renato era o líder da Banda Renato e Seus Blue Caps. Deixa um inestimável legado para a música brasileira e órfão uma imensa legião de fãs de várias gerações. Vá em paz! Deus te receba no Reino Celestial!”  ( Gilvan Leite) 






 

UNIVERSO PARALELO

Cientistas dizem que viajamos para um universo paralelo quando sonhamos


Cientistas dizem que viajamos para um universo paralelo quando sonhamos

Toda noite os humanos têm uma média de 6 a 10 sonhos. Alguns minutos depois de acordados esses sonhos geralmente são esquecidos. No entanto e se houver um significado real nos sonhos que os tornem mais lucrativos para se lembrar?

A ciência moderna assim como as tribos nativas americanas e as nações mexicanas acredita que nós ou pelo menos nossos cérebros visitam um "universo paralelo" quando sonhamos. Isso explicaria por que os humanos podem sonhar em cores e podem sentir com todos os cinco sentimentos o que está acontecendo dentro do sonho.

Se você já sonhou em comer a torta de maçã exclusiva da sua avó já percebeu que parece que você pode provar e cheirar a deliciosa torta à sua frente? Ou talvez você tenha sonhado em andar em uma montanha-russa e tenha sentido a emoção de subir nela, subindo as colinas íngremes e descendo as rampas.

A verdadeira ciência dos universos paralelos

Os místicos também acreditam que há lugares onde o sonho ocorre mas o relacionam a seres sobrenaturais como fantasmas e espíritos. No entanto desde 1920 os cientistas tentam evitar seres tão questionáveis ​​e em sua busca por encontrar o lugar ideal de partículas nucleares para hospedar sonhos eles perceberam que essa formação seria impossível na Terra. Assim eles mudaram o argumento do sobrenatural para um campo da física sem dúvida mais confuso.

Um exemplo da teoria dos universos paralelos do cientista seria pensar em dois mundos: um em que você nasceu e outro em que você não é. Logicamente você nunca pode estar em um estado "dual" dentro de uma dimensão e portanto surge a necessidade de múltiplas dimensões paralelas.

Pense nisso: em outro mundo pode haver uma cópia de si mesmo que faz as coisas de maneira um pouco diferente e como resultado pode ter uma vida melhor do que você. Em outro mundo poderia haver uma pessoa como você que não esquecesse suas falas na reunião corporativa. Em outro mundo poderia haver outra versão sua que entenda o que está acontecendo com nossos sonhos - e talvez até lá saberemos se os cientistas ou os místicos vencem neste debate.

Fonte:  UFOS ONLINE


                                                   

segunda-feira, 27 de julho de 2020

RAÇA ALIENÍGENA

MARTE: Uma Raça Alienígena Antiga foi Destruída por um "INVASOR DESCONHECIDO". Confirmação nos Documentos da CIA !!


O sensacional documento da CIA (Agência Central de Inteligência) que mostramos é uma prova de como os Estados Unidos através da própria CIA exploraram Marte e descobriram uma Raça Alienígena Antiga através de assuntos psíquicos e Visão Remota. A descoberta ocorreu em 22 de maio de 1984.

 

A CIA teria usado assuntos muito "sensíveis" ou seja pessoas que possuem faculdades de ESP e que aplicam a famosa "Visualização Remota" visualização remota que permite "ver" com sua mente além do que você pode capturar naturalmente. A CIA empregaria então elementos psíquicos com habilidades incomuns e controversas para alcançar lugares em nosso Sistema Solar inacessíveis por qualquer outro meio.

 


A CIA queria saber mais sobre a região de Cydonia em Marte e como mostram documentos desclassificados em 1984 a inteligência empregou um visualizador remoto - chamado SUB - para buscar mais informações sobre essa área. SUB usou sua capacidade de penetrar no tempo e no espaço e permitir o acesso a episódios da história contidos no nível da consciência coletiva ou gravações akásicas.

 

Através desses assuntos a CIA conseguiu descobrir um posto avançado alienígena em Marte, onde uma antiga Raça alienígena de gigantes existia ou ainda existe. Visualizadores Remotos foram contratados pela CIA, incluindo McMoneagle, um agente que liderou a visão também viram a localização geográfica de Marte onde essa raça alienígena viveu há mais de um milhão de anos atrás. Pode ser difícil para alguns acreditarem que essas habilidades foram usadas pelos serviços de inteligência mas existem vários documentos desclassificados mostrando que isso aconteceu.



Coordenadas específicas também são fornecidas nos documentos da CIA e parece certo como se eles soubessem para onde procurar. Este é o resultado surpreendente da Visão: A antiga Raça de Alienígenas eles são um povo de gigantes e vivem há mais de um milhão de anos. Eles estão morrendo e procurando uma maneira de sobreviver mas não podem deixar Marte.

 

O SUB foi instruído a se aventurar cerca de 1 milhão de anos no passado. Durante a jornada o remotor passou por enormes pirâmides e eventos catastróficos que foram objetos de destruição da atmosfera e da paisagem de Marte. Dentro desses monumentos os antigos habitantes de Marte foram encontrados - uma raça muito alta de humanoides, esbeltos, vestidos com roupas ou mantos de seda.Todos estavam em pânico porque estavam fugindo se abrigando contra algo perigoso e cruel que vinha de fora. 


Claro que você pode ler todos os documentos da CIA abaixo:


Enquanto alguns deles fugiram em uma espaçonave outros foram deixados para trás enquanto aguardavam o retorno de seus irmãos que os trariam em segurança.Mais adiante SUB testemunhou a jornada através do espaço da fuga dos marcianos. Sua jornada os levou a outro planeta em nosso sistema solar com vegetação exuberante e diferentes tipos de tempestades. Acredita-se que esse destino seja a Terra.As coordenadas de Marte saíram do sujeito psíquico ou do controle remoto V. - primeiro pediram para se concentrar em 40,89 ° norte, 9,55 graus oeste.

 

Este documento traz de volta a teoria do Dr. John Brandenburg, físico de plasma que declarou há muito tempo: “uma civilização alienígena antiga existia em Marte que estava prosperando depois destruída por um ataque nuclear por um invasor alienígena. O cientista alegou ter encontrado evidências de duas explosões nucleares na superfície do planeta. 


Fonte: Ufos On-line.  

 


 

ANTEPASSADOS (Vídeo)

     Fonte: WhatsApp 

domingo, 26 de julho de 2020

AVÓS DE JESUS

    Canção Nova - (SÃO JOAQUIM e SANTANA) 


A ARTE DE SER AVÓ  (Rachel de Queiroz)

Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo...

Quarenta anos, quarenta e cinco... Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem as suas alegrias, as suas compensações - todos dizem isso embora você, pessoalmente, ainda não as tenha descoberto - mas acredita.

Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade. Não de amores nem de paixões: a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, para onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são os filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento a prestações, você não encontra de modo nenhum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são mais aqueles que você recorda.


E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino seu que lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo e decepção se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor recalcado que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.

Sim, tenho certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis. Aliás, desconfio muito de que netos são melhores que namorados, pois que as violências da mocidade produzem mais lágrimas do que enlevos. Se o Doutor Fausto fosse avó, trocaria calmamente dez Margaridas por um neto...

No entanto - no entanto! - nem tudo são flores no caminho da avó. Há, acima de tudo, o entrave maior, a grande rival: a mãe. Não importa que ela, em si, seja sua filha. Não deixa por isso de ser a mãe do garoto. Não importa que ela, hipocritamente, ensine o menino a lhe dar beijos e a lhe chamar de "vovozinha", e lhe conte que de noite, às vezes, ele de repente acorda e pergunta por você. São lisonjas, nada mais. No fundo ela é rival mesmo. Rigorosamente, nas suas posições respectivas, a mãe e a avó representam, em relação ao neto, papéis muito semelhantes ao da esposa e da amante dos triângulos conjugais. A mãe tem todas as vantagens da domesticidade e da presença constante. Dorme com ele, dá-lhe de comer, dá-lhe banho, veste-o. Embala-o de noite. Contra si tem a fadiga da rotina, a obrigação de educar e o ônus de castigar.

Já a avó, não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto. Mora em outra casa. Traz presentes. Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulitos. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso nos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia. Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há linha divisória entre o proibido e o permitido, antes uma maravilhosa subversão da disciplina. Dormir sem lavar as mãos, recusar a sopa e comer roquetes, tomar café - café! -, mexer no armário da louça, fazer trem com as cadeiras da sala, destruir revistas, derramar a água do gato, acender e apagar a luz elétrica mil vezes se quiser - e até fingir que está discando o telefone. Riscar a parede com o lápis dizendo que foi sem querer - e ser acreditado! Fazer má-criação aos gritos e, em vez de apanhar, ir para os braços da avó, e de lá escutar os debates sobre os perigos e os erros da educação moderna...


Sabe-se que, no reino dos céus, o cristão defunto desfruta os mais requintados prazeres da alma. Porém, esses prazeres não estarão muito acima da alegria de sair de mãos dadas com o seu neto, numa manhã de sol. E olhe que aqui embaixo você ainda tem o direito de sentir orgulho, que aos bem-aventurados será defeso. Meu Deus, o olhar das outras avós, com os seus filhotes magricelas ou obesos, a morrerem de inveja do seu maravilhoso neto!

E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz: "Vó!", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.

E o misterioso entendimento que há entre avó e neto, na hora em que a mãe o castiga, e ele olha para você, sabendo que se você não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade...

Até as coisas negativas se viram em alegrias quando se intrometem entre avó e neto: o bibelô de estimação que se quebrou porque o menininho - involuntariamente! - bateu com a bola nele. Está quebrado e remendado, mas enriquecido com preciosas recordações: os cacos na mãozinha, os olhos arregalados, o beiço pronto para o choro; e depois o sorriso malandro e aliviado porque "ninguém" se zangou, o culpado foi a bola mesma, não foi, Vó? Era um simples boneco que custou caro. Hoje é relíquia: não tem dinheiro que pague...

(O brasileiro perplexo) 


sábado, 25 de julho de 2020

SANTANA

CURRAIS NOVOS/RN 

Em março de 1688, o Governador Geral do Brasil mandou uma expedição à região com a finalidade de reprimir a revolta dos índios Canindés e Janduís, iniciada no ano anterior, que o Governo da Capitania do Rio Grande do Norte não conseguiu debelar. A expedição comandada pelo paulista Governador de Armas Domingos Jorge Velho, atravessou o sertão do Acauã e alcançou a localidade onde nasceu a povoação de Currais Novos.

    Fotos:  Acervo de Carlos Cardoso

O tempo foi passando e apenas em 1755, o povoamento começou a se desenvolver com a presença do Coronel Cipriano Lopes Galvão que fundou uma fazenda de gado na Data Tororó. Como pioneiro da localidade Cipriano Lopes, também exerceu indireta influência histórica na escolha do nome do povoado, quando construiu novos currais, principalmente, na época das apartações do gado, nas proximidades da confluência dos rios Tororó e Maxumaré, iniciando os trabalhos de uma outra fazenda para seu filho Sebastião Galvão. Tempos depois, a designação da localidade passou naturalmente a ser Currais Novos.

                               Matriz de Santana 
    Foto: Facebook 

Com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária - para o que muito contribuiu o elemento negro - novos colonizadores chegaram e fixaram moradia, notadamente os oriundos do interior de Pernambuco.
Após o falecimento do Coronel Cipriano Lopes, sua viúva, dona Adriana de Holanda de Vasconcelos Galvão requereu, em 1764, novas concessões de terra, e seu filho Cipriano Galvão, então Capitão-Mor da ribeira do Seridó e proprietário dos Sítios Areia de Baixo e São Bento, requereu e recebeu em 1787, terras próximas a área pertencente a sua mãe. No ano de 1808, foi construída a capela em homenagem a Nossa Senhora de

O povoado de Currais Novos participou ativamente da campanha abolicionista, com a ação efetiva de um dos núcleos da Sociedade Libertadora norte-rio-grandense, tendo a frente Cipriano Lopes Galvão de Vasconcelos, Laurentino Bezerra de Medeiros e Juventino da Silva Borges, entre outros. Tiveram os curralenses o mérito de libertar o último escravo no dia 19 de março de 1888, três meses antes da promulgação da Lei Áurea.
A Lei Provincial no 893, de 20 de fevereiro de 1884, criou o distrito de Currais Novos. Em 15 de outubro de 1890, através do Decreto Estadual no 59, Currais Novos desmembrou-se de Acari tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: currais-novense Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Currais Novos, pela lei provincial no 893, de 20-02- 1884.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Currais Novos, pelo decreto estadual no 59, de 15-10-1890, desmembrado de Acari. Sede na antiga povoação de Currais Novos. Constituído do distrito sede. Instalada em 06-02-1891.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Currais Novos, pela lei estadual no 486, de 29-11-1920.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual no 603, de 31-10-1938 , é criado o distrito de Cerro-Corá e anexado ao município de Currais Novos.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Currais Novos e Cerro Corá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela lei estadual no 1031, de 11-12-1953, desmembra do município de Currais Novos o distrito de Cerro-Corá. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual no 2349, de 31-12-1958, é criado o distrito de Lagoa Nova e anexado ao município de Currais Novos.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Currais Novos e Lagoa Nova.
Pela lei estadual no 2777, de 10-105-1963, desmembra do município de Currais Novos o distrito de Lagoa Nova . Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.   





sexta-feira, 24 de julho de 2020

NOVÍSSIMO MUNDO



No Nordeste brasileiro desde o século XV formou-se descendências de vários “clãs” advindos da Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, dentre outros,  que aqui instalaram-se trazidos por Portugal através dos seus desbravadores sob orientação dos planejadores das grandes navegações, destacando-se o Rei D. Manuel I - O VENTUROSO -  em  busca do Novo Mundo para evolução da raça humana, conhecimentos e riquezas. 

        Foto: SlideShare

Nada diferente da corrida em busca por Marte,  que assistimos nos últimos dias notícias sobre lançamentos de foguetes para exploração do solo e das riquezas do Planeta Vermelho.   

            Foto: Pinterest

Ninguém nunca  imaginou que o mundo Árabe partiria nessa competição em  busca dos “ares” interplanetários já preocupados com o destino de sua sobrevivência econômica e quiçá para salvaguardar suas crença, cultura e sobrevivência, assim somam-se em querer conquistar “novo solo” em busca da eternização de suas almas no futuro e preservação da sobrevivência material. 

                  Foto: Wikipédia 

Destacando-se a família do primeiro Papa não Italiano da igreja católica  - D.  Adriano VI - um Holandês que fez importante reforma na igreja em busca da moral e de melhores valores para os Cristãos.  Assim, na Capitania de Pernambuco, veio o Barão Arnaud de Holanda casado com Brites Mendes de Vasconcelos (alguns genealogistas a citam como descendente bastarda de D. Manuel I),  sendo o mesmo sobrinho do Papa Adriano VI e filho do Barão Heinrich Van Holand e da Princesa Margaretha Florentz Boeyenz, esta irmã daquela Santidade.  Todos vieram na comitiva de Duarte Coelho como investidores nas terras terras 
descobertas por Cabral em 1500 - o Brasil.   

               Foto: Geni
                            Marechal Deodoro

Descendente de Alemães, Holandeses e Portugueses destacam-se muitos vultos da história do Brasil - dentre os quais o Proclamador  da República  Brasileira  Marechal Deodoro da Fonseca.   

             Foto: MyHeritage 
                     
No  Rio Grande do Norte também possuem a mesma ascendência as famílias Holanda, Lopes Galvão, Lins e outras.  As cidades de  Currais no Seridó e Goianinha no Agreste são berço principal destes descendentes que até hoje lutam para o engrandecimento do Rio Grande do Norte e do Brasil. AHM 
 




quinta-feira, 23 de julho de 2020

CICLO DO ALGODÃO



















A Influência do ALGODÃO  na cultura, educação , etnologia e na indústria do RN acrescentou aos descendentes de colonizadores e escravos aqui instalados um momento de crescimento econômico, social e educacional.   (Na foto uma jovem com traje típico em São João do Sabugi-RN).     
   


















No Brasil o grande apogeu iniciou no Maranhão,  onde logo ficou conhecido como o Ouro Branco e expandindo para todo Nordeste brasileiro.   Foram  instalados desencaroçadores de algodão, teares, indústrias de óleos, rações e têxteis em todo o país.   Neste período vieram para o Brasil muitos novos imigrantes da Europa. 

Foto: Mercado Livre






Por Aldo H Medeiros. 


quarta-feira, 22 de julho de 2020

NATUREZA



Na NATUREZA existem manifestações benéficas e maléficas, cabendo aos seres humanos não se dobrarem ao mal, visível ou invisível; pois com enfrentamento o bem sempre vencerá... AHM 

terça-feira, 21 de julho de 2020

SANTO ANTÔNIO - Família Bulhões



Nos primórdios do Brasil, na Capitania de Pernambuco desembarcou a Sra. Joana de Bulhões, casada o com o - Conde de Penamacor - Lopo de Albuquerque, estes pais de Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho o Donatário da Capitania de Pernambuco.  Sendo também pais do ADÃO de Pernambuco Jerônimo de Albuquerque - o Tôrto, um BULHÕES que deixou grande descendência em todo o Nordeste e Brasil.  
Não fosse somente a importância do casal destemido e empreendedor na organização e estruturação de nossa Capitania; Joana de Bulhões trouxe  consigo o SOBRENOME de um dos mais admirados Santos  da igreja católica:  — SANTO ANTÔNIO —  ou simplesmente, FERNANDO TAVEIRA DE AZEVEDO BULHÕES. 






A família BULHÕES junto com a Albuquerque, Coelho e outras, afincaram-se desde o Século XV na Capitania de Pernambuco, possuindo uma história de luta e bravura em defesa de nossas terras e do seu desenvolvimento. 

Os Bulhões,  também deixaram no RN e na PB importante descendência.  No Seridó descendem do Coronel Antônio Paes de Bulhões grande parte dos povoadores de Acari e adjacências, pois que tradicionais famílias portuguesas  por Villa do Príncipe instalaram fazendas  de gado e lavouras e casaram com seus filhos.   

É salutar destacar que Antonio Paes de Bulhões casou com Ana de Araújo Pereira I, filha do - ADÃO DO SERIDÓ  - Coronel Thomaz de Araújo Pereira e da  Sra. Maria da Conceição Mendonça (BRITO) podendo ser a mesma denominada de a EVA do Seridó.

Das famílias que adentraram na descendência dos Bulhões no SERIDÓ estão a Medeiros, Dantas, Brito Guerra, Lopes Galvão , Lins e Vasconcelos, Moura, Cardoso, Azevedo Maia, Filgueira, Lira, Fernandes, Figueiredo e outras.  

Fotos Blog Portal da Palma - Caicó-RN.                        


E com destaque de devoção especial a Santo Antônio no Seridó existe o Distrito PALMA - uma antiga fazenda da Família Figueiredo em Caicó que o têm como Padroeiro há mais de 150 anos.



Por Aldo H Medeiros. 





segunda-feira, 20 de julho de 2020

VOZES PROLETÁRIAS

Autor:  Luiz Gil de Figueiredo 

Latifundiário! Latifundiário!
Sabes quem vai morto naquele caixão?
Não importa o nome, foi um proletário.
Latifundiário! Latifundiário!
- Rebentou de tísica, deu tudo ao patrão.

Era um belo homem que na flor da idade
A cavar a terra fora em Briareau,
Enricara o amo, e... perversidade!
Quando volte os olhos para a Eternidade
Deixa a prole rota lá de léu em leu!...

Quando o milharal o pendão levantava
Nele se enroscava os braços do feijão
Era ao seu esforço que ele se elevava!
E os paiós se enchiam se enchiam e as arcas pejavam,
No Te-Deum das messes! Que feroz Tilão!...

Passaram-se os dias. Rebentou a guerra.
Calça-se, o Direito. Viva a tirania.
Cidadão, às armas. O Capital berra:
“Eu agora ensopo em sangue toda a terra
Meto a liberdade dentro da enxovia”.          

                                      
                             Igreja Patos-PB

Descendia da Aristocracia Paraibana, Portugal 🇵🇹 e Espanha 🇪🇸, era bisneto do - Padre Gil Braz de Figueiredo -, este também descendente do Espanhol Padre Daniel Gomez de Alarcon.  Sendo suas origens em Patos e Várzea, mas no sangue o sentimento de justiça social já se manifestava no início do Século XX  em suas poesias e nas publicações do jornal o REBATE que fundou em Campina Grande.   AHM 

domingo, 19 de julho de 2020

Ascendência MEDEIROS


Curiosidades!  João Severiano da Câmara, foi um político do RN que hoje tem município no Estado com seu nome -  JOÃO CÂMARA-RN -, possui uma extensa árvore genealógica e sua ascendência é do mais antigo MEDEIROS que conheço,  datando de aproximadamente 1300 - Alcaide-mor de Évora D. Ruy Gonçalves de Medeiros.   Desta ascendência são os Medeiros que adentraram ao  Seridó, por volta do século XVIII,  os irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos (Rocha), advindos da Ilha de São Miguel - pois que a Açores é um conjunto de ilhas com resquícios de ascendência ATLANTES.  AHM 

MANUELITO - FOTÓGRAFO

EM 04 DE OUTUBRO DE 1933 - Chegava na cidade de Mossoró, o maior fotografo de todos os tempos, Manuelito Pereira dos Santos Benigno Magalhãe...